Prefeitura de Alto Araguaia lança novo site com amplitude de informações de forma rápida e dinâmica

Por Assecom/AIA

Moderno, transparente, dinâmico e intuitivo. Estas são as principais características do novo site da Prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), que passou por uma completa reformulação. Em sua nova identidade visual, o site reúne ferramentas de serviços, transparência, ouvidoria e permite o acesso a notícias em forma de texto, vídeos, arquivos em áudio e galeria de imagens. O canal está disponível no endereço eletrônico www.altoaraguaia.mt.gov.br.

Coordenado pela Assessoria Executiva de Comunicação (Assecom), a reestruturação do site foi projetada de acordo com pesquisa lançada a comunidade, em fevereiro, sobre o que gostariam de ver no site. Pontos como dinamismo, mecanismos de busca mais eficientes e amplitude das informações, foram solicitados pelos munícipes que acompanham o portal da prefeitura.

Além da participação da população para construção do projeto, as equipes responsáveis por alimentar o site, realizaram diversas reuniões com o objetivo de implementar novas ferramentas e dar mais qualidade nos serviços fornecidos. Em todo o portal institucional, as discussões foram embasadas na lei de acesso à informação e nas recomendações de órgãos de fiscalização. O novo site, também foi pensado nos usuários que acessam por meio de plataformas móveis, onde é adaptado para a versão mobile, se adequando ao dispositivo.

“Uma ferramenta disponível para atender a comunidade e que vem de encontro com nossas políticas de transparência. Um site totalmente moderno, didático e com amplo acesso de informações do Poder Executivo Municipal. Sem dúvidas, é mais um canal de comunicação com a sociedade para uma gestão participativa”, ressaltou o prefeito municipal, Gustavo Melo (PSB).

SERVIÇOS – Inovando, pela primeira vez no município, a prefeitura oferece serviços de consulta e emissão de guia de IPTU online. Além disso, os moradores também podem consultar dados e emitir segunda via da fatura de água, por meio da Divisão de Água e Esgoto (Divaes), órgão ligado a prefeitura. Outros serviços já disponibilizados anteriormente, como holerite online, inteligência tributária, informações das secretarias, órgãos, gestores, foram melhorados e atualizados. Conteúdos de legislação, decretos, contratos, licitação recebem cara nova, assim como todo o Portal da Transparência, mais interativo e objetivo.

Diferente da interface anterior, as informações ligadas ao cidadão, empresário, servidor e turista, foram filtradas através de menus. Para dar mais transparência as ações do paço municipal e das secretarias, é disponibilizado ainda um cronograma da escala médica das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Hospital Municipal. Da mesma forma, está disponível um cronograma da coleta de lixo, contendo os dias, horários e bairros.

OUVIDORIA – Também com uma nova identidade visual e opções de consulta através de protocolo ou CPF, a prefeitura implantou um moderno sistema de ouvidoria. Com o canal, o morador ou visitante podem manifestar sugestões, reclamações, denúncias e apontar elogios à administração. A meta é atender cada demanda o mais breve possível de acordo com sua complexidade. O canal também é uma exigência do Tribunal de Contas.

EM BREVE – O turismo tem ganhado destaques na administração “Patrimônio de Todos”. Com mais inovações para o município e região, a prefeitura de Alto Araguaia irá lançar, a curto prazo, um portal voltado para o turista. Em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, a Assessoria Executiva de Comunicação já promoveu reuniões para discutir o novo projeto, que está na fase de coleta de material e informações para alimentar o site.

O trabalho promete ampliar as informações e interatividade com os araguaienses e com os visitantes. A ferramenta contará com os pontos turísticos, serviços de geolocalização, opções de lazer, locais para dormir, se alimentar, fazer compras, além de contatos úteis.